terça-feira, 12 de janeiro de 2010

E os primeiros dias de retorno...

Voltar para a rotina de trabalho e obrigações adultas é sempre um pouco traumático. Sentimos isto de leve a cada segunda feira (ok, nem tão de leve para alguns), mas muito mais fortemente após deliciosas férias.

O corpo insiste em querer dormir naquele horário obsceno... e acordar naquele horário escandaloso. A fome não “bate” no horário de almoço. O relógio passa devagar quando você quer que passe rápido, e voa quando você tem algo para entregar.

Nem todos os colegas estão de volta, e nem todos os recursos disponíveis. As vezes falta informação para planejar sequer o que você fará amanhã. Isto faz crescer em você uma sensação de estar num episódio de “Além da imaginação”.

Me lembro de um episódio em que uma família acorda com homens azuis desmontando suas casas. Em meio a protestos contra o “roubo”, percebem que todo o bairro esta sendo pilhado por homens azuis. De repente, o “chefe” desses seres aparece e pergunta “o que vocês fazem aqui?” – “essa é nossa casa!” respondem.

Aos poucos, entendem que ficaram no segundo que passou. Isso mesmo... cada segundo seria montado, e uma vez que ele passa, é desmontado por essas místicas figuras azuis - para compor os itens de segundos futuros. O chefe mostrava para o grupo que o trabalho era minucioso, e que eles trabalhavam com avanço (anos de antecedência). A logística era fantástica.

Você já teve a sensação de procurar algo em uma gaveta e não achar... e depois de procurar em vários lugares, voltar à gaveta e achar? Pois é, esses são os pequenos erros dos homens azuis - que eles corrigem em tempo. Na volta ao trabalho, desejo a você que possa corrigir em tempo aquilo que não estiver 100%, e esperar até que seus "neurônios azuis" estejam mais organizados.

Um comentário:

  1. O problema da volta para a rotina está implícita no nome: rotina. Isto porque normalmente a nossa rotina é a de trabalhar e cumprir as obrigações adultas, e aí, sobra pouco tempo para coisas mais prazerosas.
    Nesse ano, acredito que temos que ter em mente que a nossa rotina é a gente mesmo quem faz, assim, nós podemos moldá-la de acordo com o que queremos!
    Claro que algumas coisas são difíceis de mudar, como horário de trabalho. Mas será que não criamos outro monte de obrigações e as inserimos na nossa rotina, deixando o dia menos agradável?
    Minha proposta para esse ano é a de que procuremos construir a nossa rotina (já que é até bom ter uma) com bastante atividades prazerosas.
    Quem disse que ter a obrigação de praticar esporte uma ou duas horas por dia é menos louvável do que ficar na frente do computador trabalhando por igual período, já no fim da tarde?
    Nosso maior patrimônio é a nossa saúde física e mental!
    Feliz 2010!

    ResponderExcluir