sábado, 10 de março de 2012

Ser Livre - por Flávio Gikovate

Transcrição da resenha que fiz para meu perfil no Skoob (http://www.skoob.com.br/usuario/373905 ) - para o livro: Ser Livre - de Flávio Gikovate.


Conhecia apenas os comentários do Gikovate na Rádio CBN, e gostei muito do livro. Leve e despretensioso, mas ao mesmo tempo aborda com competência este tema complexo.

No caminho da liberdade, o autor primeiro deixa claro que a entende como "a sensação íntima de alegria que deriva da coerência entre pensamento e conduta" - e decorre desta definição que precisamos compreender cada vez mais sobre nossa natureza, pensamentos e decisões, livrando-nos de convenções ou idealizações que tentam mascarar nossa idéia da humanidade.

Frases selecionadas:
"(Os Pais) deveriam, principalmente, parar de usar a si mesmos como modelo a ser proposto aos filhos (além do que uma pessoa, para se colocar como modelo, teria que estar muito convencida de que ela é, de fato, feliz, o que não é uma realidade).

"porque o homem que aceita sua condição não se sente por baixo ao desejar e nem humilhado se não for aceito; é menos insistente e menos invasivo e tal atitude é muito intrigante e, até certo ponto, ofensivo à vaidade das mulheres habituadas a serem sempre assediadas."

"Compõe as belas idéias, que são muito tentadoras, principalmente, para os jovens; e as utopias não se realizam apenas porque elas são mentirosas, isto é, não levam em conta o ser humano real. Se forem levadas para a prática, tendem a transformar-se em doutrinas totalitárias, isto porque seus adeptos se irritam muito depressa com o fato de que elas não são imediatamente bem recebidas pelo homem real."

"Pelo simples fato de se colocarem como os defensores dos oprimidos já estão agindo no sentido de humilhar os menos favorecidos e exercendo sua brutal vaidade de heróis salvadores; pretendem para os outros aquilo que eles acham que será bom para si, o que também não é bom indício de respeito e de consciência pelas importantes diferenças individuais."

" : aceito a verdade da minha condição e posso usufruir dos prazeres da vida, apenas respeitando os direitos alheios, que são o único limitador, fácil de ser respeitado. Uma pessoa que abandonar suas idéias de grandeza e de importância e que, de fato adora a praia e o mar, poderá usufruí-los o ano inteiro e não apenas nos poucos dias de férias."

"Todo mundo fala mal de todo mundo que não pense e se comporte conforme suas posições, o que se constitui numa atitude totalitária e de total desrespeito."

"Os homens trabalham e buscam destaque apenas para terem acesso a um número maior de mulheres, coisa que os envaidece e, por instantes, neutralizam a consciência da insignificância. As mulheres cuidam cada vez mais de sua aparência com a finalidade de atrair o maior número possível de homens e se sentem momentaneamente elevadas e significantes por isto."

"Todos se comportam socialmente de modo muito contido, ostentando uma alegria e uma felicidade absolutamente hipócritas; não têm nenhum tipo de naturalidade e espontaneidade, ficando obrigados a representar um rígido papel em todas as ocasiões. A estereotipia é absoluta, e o tédio é máximo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário