sábado, 25 de agosto de 2012

Ceticismo


 (Wikipedia): A dúvida é um importante preceito cético. O ceticismo (português brasileiro) ou cepticismo (português europeu) (AO1990: ceticismo) (derivado do verbo grego σκέπτομαι, transl. sképtomai, "olhar à distância", "examinar", "observar") é a doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza absoluta a respeito da verdade, o que implica numa condição intelectual de questionamento permanente e na inadmissão da existência de fenômenos metafísicos, religiosos e dogmas. O termo originou-se a partir do nome comumente dado a uma corrente filosófica originada na Grécia Antiga.

Ao conversar com todos, percebia-se em sua expressão algumas notas de tristeza. Nunca admitira, no entanto, uma visão amarga sobre a vida, por mais razões que tivesse para tal. Seu perfil apenas não era dado aos rompantes extremados da emocionalidade, evitando tanto a alegria desabrida quanto a negra tristeza ou desilusão. Sabia rir, e tinha dias difíceis como qualquer mortal, mas participava sua alma dessas atuações de maneira comedida e cautelosa.

Tinha sobre a humanidade um olhar cético, por vezes mordaz, de quem sabe no íntimo o que mobiliza as pessoas em suas decisões mais cotidianas. Suas experiências e leituras permitiram uma análise do contexto muito superior ao daqueles com quem dividia sua jornada. Como resultante deste talento preditivo, era vista por todos como um ser dotado de sabedoria.

Mas ao mesmo tempo sentia-se na maior parte do tempo sozinha. Não tinha para consigo a mesma clareza de avaliação que gozava ao olhar a vida alheia. Apesar de considerar esta condição bastante poética, faltava para si o alívio de consciência de que estavam autorizadas as outras pessoas. A ela não era tão fácil compartilhar uma experiência na proteção de uma amizade, pois raros eram os que podiam entrever seus motivos e questões com a devida profundidade. Não conseguia ver sentido nas fúlgidas férias da consciências geradas por alguma droga, o excesso de sono, de consumo, excesso de mundo.

Tampouco sentia-se livre para destruir na fogueira da exposição de suas fraquezas o ideal tão necessário às pessoas em seu entorno. Talvez soubesse que apesar de alcançar longe os detalhes da paisagem do espirito humano, não tinha destino diferente de nenhum de seus pares. Também a ela cabia a finitude, bem como um intervalo de vida solitária; ora bela a causar uma explosão interna de reflexões; ora horrível, a produzir a fuga para a caverna de sua resignação e impotência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário